Cuidados com a pele

Vivemos em um país com clima tropical, de incidências de muitos dias ensolarados, que nos levam a fazer atividades praticadas ao ar livre.
Diante de um litoral com mais de 7 mil km, composto por praias belíssimas, é preciso estar ligado à saúde de sua pele. E claro, não só quando você for a praia ou a piscina, cuidar da pele é essencial todos os dias.

A exposição ao sol não deve ocorrer no período entre as 10 e 16 horas, pois é nesse horário que as radiações ultravioletas são mais intensas, e, portanto, são mais prejudiciais à pele.

A exposição excessiva ao sol nos horários não recomendados pode ter consequências desastrosas como eritemas (vermelhidão na pele), queimaduras, manchas como sardas e pintas que podem evoluir para um câncer de pele, que é o tipo de câncer mais comum.

Como vivemos em um país cuja latitude beneficia a incidência de radiação solar, devemos sempre estar atentos para alguns cuidados a serem tomados, como:

  • Ao se expor ao sol, utilize boné e óculos escuros certificados;
  • Sempre que sair de casa, mesmo nos dias nublados, passe protetor solar com fator de proteção (FPS) 15 no mínimo;
  • Se for praticar atividades ao ar livre, proteja-se do sol com o uso do protetor solar, que deverá ser reaplicado a cada 2 horas;
  • Evite se expor ao sol nos horários entre 10 e 16 horas;
  • Quando estiver na praia ou na piscina, não se exponha ao sol nos horários não recomendados e lembre-se de que, mesmo à sombra, é importante o uso de filtro solar, pois a areia e a água refletem a luz, causando queimaduras mesmo na sombra.

 

O sol é extremamente importante em nossas vidas, pois além de melhorar a nossa disposição e o nosso humor, participa da síntese de vitamina D. A exposição solar e as atividades ao ar livre trazem energia para o nosso dia a dia e garantem hábitos saudáveis de vida.

Aproveite o melhor do sol de forma saudável!

 

Fonte: Pele e Sol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *