Dia mundial da Natação

Comemoramos sábado, 08 de abril, o dia mundial da Natação.

A natação é uma modalidade que movimenta quase todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes trazendo ótimos benefícios para o organismo e benefícios a saúde, ajudando a melhorar a coordenação motora, além de ser recomendada para pessoas com problemas respiratórios, também é a única atividade física indicada para menores de 3 anos.

Além de ser um dos esportes mais completos, a natação é uma forma divertida, saudável e desafiadora de se exercitar por ser praticada na água, despertando uma sensação de bem-estar. Conheça alguns benefícios da natação para sua saúde:

– Reduz o risco de episódios cardiovasculares: Braçada após braçada, o coração torna-se mais forte, ganha músculo e perde a gordura que o rodeia, o que faz com que consiga bombear mais sangue para o resto do organismo. Para além disso, reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.

– Melhora o sistema respiratório: Os pulmões são órgãos elásticos, cuja capacidade de contração e expansão depende dos músculos da parede torácica. Com a natação, estes músculos fortalecem-se e, como resultado, a respiração permite-lhe uma maior oxigenação.

– Fortalece as articulações: A natação faz com que os músculos aumentem de tamanho e protejam mais eficazmente tendões e ligamentos, para além de exercitar todas as articulações e potenciar a sua flexibilidade. A sua lubrificação interna também melhora, aliviando a dor causada pela artrose.

– Melhora da força e tônus musculares: Pelo fato da água ser 12  vezes mais densa do que o ar e o nadador ter que se propulsionar na água, ocorre um trabalho de resistência, que é o princípio básico da tonificação muscular e incremento de força.

– Melhora a capacidade de raciocínio: A prática da natação movimenta o corpo inteiro e influencia partes do cérebro desestimuladas. Os exercícios aumentam  a capacidade lógica e influenciam também a memorização.

 – Aumenta a autoestima: Ao se tratar dos benefícios da natação é sempre importante lembrar que a prática de todo e qualquer exercício físico traz uma satisfação de prazer e de bem estar enorme. Essa sensação, quando bem usufruída, colhe seus frutos nas relações interpessoais e no bem estar pessoal, o que aumenta a autoestima e eleva a autoconfiança.

A prática do esporte é essencial para uma melhor qualidade de vida.
Parabéns para todos os nadadores!

 

Fonte: Benefícios da natação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *