Alimentação saudável: o que comer antes e depois da natação

Praticar esportes é essencial para ficar em forma e manter o corpo saudável. Se alimentar corretamente antes e depois da atividade física também. Algumas orientações são importantes para adquirir grandes resultados dentro e fora da piscina.

Antes de nadar

Nada de comer gordura ou proteína. Uma hora antes da natação, prefira consumir carboidratos. A quantidade ideal é de 300 a 500 gramas diários. Torradas de pão, um copo de suco ou uma fatia de bolo, por exemplo.
Para os atletas que treinam de forma mais intensa, recomenda-se consumir mais carboidratos ou até adicionar um suplemento alimentar alto em carboidratos para melhorar sua atuação dentro da piscina. Não esquecer que ingerir comidas leves é essencial para a boa digestão.

Importante ressaltar que não se pode entrar na piscina de estômago vazio. Ficar sem se alimentar pode prejudicar seu rendimento no esporte ou até desencadear problemas de saúde. Pelo menos uma fruta, um iogurte ou uma barra de cereal, antes de entrar na piscina, já ajudam.

 Durante o exercício

Quem pratica natação geralmente não tem tanta vontade de beber água. No entanto, mesmo estando na piscina, a falta de ingestão de água pode acarretar desidratação durante os treinos. Uma dica é colocar uma garrafa de água próxima à beira da piscina para tomar nas pausas dos treinos. Caso não queria água, você pode substituir por líquidos esportivos e carboidratos. A ingestão de carboidratos durante a natação ajuda a evitar o cansaço.

 Depois das atividades

Após a natação, é necessário repor as energias e os nutrientes perdidos no treino. Você pode consumir alimentos que contenham carboidratos, lipídeos e proteínas.

 

Fique de olho em sua alimentação antes e depois das aulas de natação. Não deixe de se preocupar, pois é muito importante ter uma vida saudável. 😉

 

 

Fonte: Unimed

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *