Projeto Tibum atende a mais de 60 crianças com aulas gratuitas de natação

Divertida e saudável, a natação infantil é um esporte cujos benefícios são físicos, orgânicos, psíquicos e sociais. Quem destaca todas estas vantagens é a professora de Educação Física Nana Barros, que coordena o projeto Tibum há dez anos em Cataguases, MG, com o apoio da BAUMINAS.

Através do Projeto Tibum, cerca de 65 crianças e jovens com idade entre 6 e 18 anos têm aulas semanais gratuitas de natação. O público atendido são meninos e meninas de famílias de baixa renda, moradores do bairros Ibrahim, onde está localizada a piscina, e suas imediações, nos bairros Santa Clara, Taquara Preta, São Marcos, São Cristóvão, Beira Rio e Paraíso.

“A criança começa a nadar e em pouco tempo já percebe as mudanças, o que é um incentivo para continuar”, afirma Nana, enumerando os benefícios da natação infantil:

  1. Físico: a natação trabalha bem os músculos, desenvolve o alongamento, a flexibilidade, a coordenação motora, com a vantagem de ser um esporte de baixo impacto, pouco suscetível a lesões.
  2. Orgânico: o trabalho cardiopulmonar é muito forte, porque a expiração é dentro d’água. Com a aeróbica, adquire-se mais resistência, o pulmão fica mais saudável e previnem-se asmas, bronquite e outras doenças respiratórias. É altamente indicada também para prevenir diabetes e hipertensão. Associada a uma alimentação saudável, é receita de saúde.
  3. Psíquico: nadar melhora a autoestima. A criança vai aprender a nadar, sentindo-se mais confiante, e vai perceber seu corpo mais bonito, sentindo vontade de se cuidar. Estar na água é prazeroso, há um bem-estar natural do meio. Ao praticar exercício físico, o corpo produz endorfina e serotonina, hormônios que dão sensação de felicidade e vão contribuir para a prevenção e tratamento de transtornos como a ansiedade e a depressão.
  4. Social: mesmo sendo um esporte individual, a natação promove a integração, formam-se vínculos de amizade com o grupo que pratica o esporte nos mesmos horários e há uma aprendizagem importante, especialmente para as crianças e adolescentes, quanto à sociabilidade: elas desenvolvem habilidades para saber competir, enfrentar desafios, ganhar e perder.

 

“Ficamos muito felizes por proporcionar tudo isso à garotada do projeto Tibum, que mora em comunidades de maior vulnerabilidade social. Quem participa conosco aprende a seguir pelo caminho do bem e a se cuidar”, afirma a coordenadora.

Nana Barros, juntamente com a professora Samara Massi, estão à frente das aulas semanais de natação do projeto Tibum. A ação social, neste ambiente, inclui também palestras educativas sobre temas interessantes para o público atendido, como cidadania, nutrição, higiene pessoal e prevenção às drogas. As crianças e adolescentes recebem, gratuitamente, uniformes de natação (sunga ou maiô), touca, óculos e camisa. Para participar, a exigência é que o aluno esteja matriculado e frequente na escola.

Tibum tem o patrocínio da BAUMINAS, através da Fundação Simão José Silva. Saiba mais em www.fundacaosimao.org.br/tibum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *