Dois parques aquáticos, nos EUA e em Portugal, destacam-se pela acessibilidade

Dois parques aquáticos, no mundo, estão se destacando pelo projeto pioneiro de acessibilidade, construídos totalmente adaptados para receber pessoas com deficiência. O primeiro foi inaugurado em 2017, no Texas, EUA. O segundo acaba de ser inaugurado, em agosto deste ano, em Matosinhos, Portugal.

Pioneiro, o parque aquático Morgan´s Inspiration Island fica em Santo Antônio, no Texas, EUA. Foi construído para receber todo mundo, mas tem uma estrutura completa para a diversão segura e confortável de pessoas com deficiência. O empreendimento é iniciativa do empresário Gordon Hartman. Foi um presente para sua filha, Morgan, hoje com 24 anos, que tem uma deficiência.

A entrada é gratuita para pessoas com necessidades especiais. Partes da “ilha” têm água morna, que favorece os visitantes com problemas musculares. Há também cadeiras de rodas motorizadas e à prova d’água, além de um passeio de barco acessível.

O segundo parque aquático do mundo preparado para receber crianças com necessidades especiais é o Kastelo, de Portugal. Inaugurado há dois meses, conta com profissionais e equipamentos para cuidados continuados e paliativos pediátricos para crianças com necessidades especiais. Oferece reabilitação e estimulação sensorial e, é claro, diversão e lazer.

Nasceu por iniciativa da associação “NoMeioDoNada”, que desenvolveu a campanha “70 Mecenas no Kastelo”, um jantar de mecenas, onde foi possível reunir pessoas, empresas e organizações, angariando boa parte dos fundos para viabilizar o projeto.

Quem gostou da dica e, como a gente, torce para que essa moda pegue, pode se informar nos sites:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *