Salva-vidas: segurança nas piscinas públicas

Hoje é o dia dos Salva-Vidas, os guardiões dos banhistas. Estes profissionais cuidam da segurança nas piscinas, desenvolvendo ações para prevenir acidentes e agindo prontamente em situações de salvamentos e primeiros socorros nos ambientes aquáticos.

Hábeis nadadores, os salva-vidas têm um bom preparo físico, fôlego e também precisam estar sempre atentos, concentrados em toda a movimentação dos banhistas na piscina. Sua presença é indispensável em piscinas públicas e coletivas, como clubes e parques aquáticos. A obrigatoriedade da presença destes profissionais é regida por leis estaduais.

Os cuidados dos salva-vidas vão além do salvamento. Eles trabalham, também, orientando os banhistas, não somente dentro da piscina, como também em volta dela. São comuns os acidentes em pisos escorregadios, onde podem acontecer fraturas e escoriações. Brincadeiras que envolvem luta corporal e mergulhos de cabeça em piscinas rasas também não são uma boa ideia, devido ao risco maior de cair e bater a cabeça na borda ou no fundo da piscina. Cabe ao salva-vidas chamar a atenção dos banhistas e controlar estas situações.

As primeiras organizações de salva-vidas no mundo são oriundas da França, com a Societé Centrale de Sauvatage de Naufragés, em 1865 e os Hospitaliers Sauvateurs Bretons, em 1873, entidades que em 1901 foram reconhecidas como de utilidade pública.

Um dos alicerces da comemoração do dia dos salva-vidas é bíblico, onde menciona como sendo o dia 28 de dezembro o dia de proteção do anjo Damabiah, da hierarquia do Arcanjo Gabriel, responsável pelo Bem-Estar das pessoas que vivem do mar, para o mar e próximos do mar.

BAUMINAS HIDROAZUL, juntamente com todos os usuários de piscinas do país, agradecem pela dedicação dos heróis da piscina. Parabéns, salva-vidas!

2 comentários em “Salva-vidas: segurança nas piscinas públicas

  1. Olá! Sou Alessandra Rola e quero agradecer a vocês pela linda homenagem! Pois meu marido é Salva Vidas, tem uma carreira brilhante e marcante também emocionalmente porque não a nada mais gratificante do que ajudar pessoas e literalmente salvar vidas! Ao longo de sua carreira teve o privilégio de executar 12 salvamentos com sussesso. Isso com certeza é um grande orgulho! Obrigado mais uma vez em nome de José Darci Rola.

    1. Olá, Alessandra! Ficamos felizes por ter compartilhado conosco uma história tão bonita! Parabéns para o seu marido, José Darci! A ele, se somam muitos heróis, salvando vidas. A equipe da BAUMINAS Hidroazul deseja a todos muito sucesso e que Deus os proteja!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *