Conheça a história empreendedora do Grupo BAUMINAS

A segunda maior jazida de bauxita do Brasil era desconhecida quando o jovem Simão José Silva, prestes a concluir o curso de Bioquímica da Universidade Federal de Ouro Preto, em 1958, foi estagiar nos laboratórios da Votorantim, na cidade de Alumínio, SP. Ali, ele percebeu a importância, para o país, da bauxita e de toda a cadeia produtiva, desde a utilização do minério até o lingote de alumínio. Iniciava-se uma história que iria transformar não apenas a vida daquele aprendiz, como também de centenas de famílias que, hoje, fazem parte do Grupo BAUMINAS.

Depois das primeiras experiências profissionais, Simão seguiu, em 1960, para a região da Zona da Mata de Minas Gerais e, no município de Cataguases, estabeleceu-se e constituiu família. Logo, surgiu a oportunidade de assumir a gestão de uma pequena fábrica chamada Indústrias Químicas Cataguases. Enquanto desenvolvia, na fábrica, processos de fabricação do sulfato de alumínio, a partir da bauxita, iniciava a pioneira pesquisa para verificar o potencial das ocorrências de bauxita na região.

Os primeiros estudos identificaram que poderia haver, naquela região, uma jazida de grande valor econômico. Empreendedor e de forte espírito nacionalista, vislumbrou que sua descoberta poderia alavancar o desenvolvimento regional. Ele, então, registrou as áreas e não mediu esforços para investir, por conta própria, no projeto que, naquele momento, envolvia capital de risco.

Levando amostras da bauxita analisada, e já de posse dos registros, o Bioquímico Simão procurou o empresário Antônio Ermírio de Moraes, por quem nutria grande admiração, desde os tempos em que foi estagiário da Votorantim. Iniciava, naquele momento, mais que uma parceria, uma amizade. Ambos queriam ver o crescimento do Brasil e perceberam a importância daquele projeto.

Com a descoberta da segunda maior jazida de bauxita do país, estava definida uma das principais vantagens competitivas das Indústrias Químicas Cataguases, que propiciou sua solidez financeira e rápida expansão. Com uma gestão profissional arrojada e focada no crescimento, as Indústrias Químicas Cataguases, hoje, BAUMINAS Águas, consolidaram sua liderança nacional, passando a chamar Grupo BAUMINAS.

  • Principal empresa do Grupo, BAUMINAS Águas é líder nacional em produtos para o tratamento de água e efluentes. Atende a mais de 500 municípios e as 15 maiores empresas de saneamento do país, somando cerca de 100 milhões de pessoas beneficiadas com água potável, tratada com seus produtos.
  • Estratégica para o Grupo, BAUMINAS Mineração propicia uma produção vertical de matérias-primas e oferece para o mercado uma linha de minérios selecionada.
  • BAUMINAS Agro – produz nutrientes e compostos químicos para os segmentos de nutrição vegetal, nutrição animal e industrial.
  • BAUMINAS Log – possui expertise na logística de produtos químicos, garantindo vantagem competitiva para as demais empresas do Grupo.
  • BAUMINAS Hidroazul, há mais de 30 anos, abastece o Brasil com produtos químicos inovadores para tratamento de águas de piscinas.

Contando com 20 unidades fabris, 3 unidades de mineração, 3 escritórios administrativos e uma fundação cultural, a Fundação BAUMINAS, o Grupo BAUMINAS, que em 2021 completará 60 anos de bem-sucedida trajetória, destaca-se por sua ampla capacidade produtiva, logística inteligente e excelência no atendimento em todas as regiões do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *